


PROERGO - Programa de Gestão Ergonômica
Aplicabilidade para atender ao eSocial (Manual de Orientação 2.2).
Certificação/Manutenção da OHSAS 18001 ou Sistema de Gestão Integrada para Empresas
Este trabalho tem sido o principal caminho das empresas na busca ao atendimento as legislações ligadas ao Ministério do Trabalho e emprego de forma organizada e com economia.
Consiste na implantação de um programa de ergonomia contínuo, através de metodologias de gerenciamento dos riscos ergonômicos baseadas em ferramentas de gestão (OHSAS 18001, BS 8800, FMEA e Sistema de Gestão Integrada).
A sua aplicabilidade está voltada para atender ao eSocial (Manual de Orientação 2.2) com seus respectivos riscos ergonômicos e códigos. As Análises Ergonômicas são realizadas mediante a classificação do grau de risco ergonômico das tarefas e funções levantados no mapeamento de riscos.
Objetivo
Criar e desenvolver uma gestão em ergonomia através de procedimentos que possibilitem reduzir e/ou neutralizar riscos ergonômicos e atender a legislação e exigências das certificações, estimulando a qualidade de vida, saúde e segurança dos trabalhadores através de um ambiente confortável e seguro dentro das empresas.
Na gestão ergonômica são incluídas diversas ações adequando-se a solicitação e demanda de cada empresa: Ex: Análise Ergonômica do Trabalho, Análise de Projetos, Formação de Grupos Focos, Capacitação em Ergonomia, Perícias (elaboração de laudos para processo judiciais e previdenciários) e Mapeamento Ergonômico, Diagnóstico da Saúde Ergonômica da empresa, levantamento antropométrico, elaboração de procedimentos e instruções de trabalho, implantação de rodízio nas atividades, pausas, micropausas, aplicação de Ginástica Laboral, reabilitação Profissional na empresa, classificação e Inclusão de deficientes, implantação e acompanhamento do COERGO – Comitê de Ergonomia, palestras e Treinamentos, assessoria na elaboração de Projetos de ambientes ergonômicos – Ergodesign, Assessoria nos programas e gerenciamento de documentação in loco, auditorias internas e externas.
Diferenciais deste programa:
•Mantém a empresa constantemente atualizada, possibilitando o correto gerenciamento dos riscos ergonômicos;
•Dissemina desde a gerência e até a ponta dos processos, um ambiente participativo para as análises e soluções de problemas de saúde, segurança, qualidade e produtividade;
•Possibilita à empresa absorver os conceitos e aplicação prática da Ergonomia;
•Trata-se de um investimento que gera retorno em médio prazo.
Principais objetivos:
•Mapear as situações de risco, classificando-as por ordem de prioridade;
•Analisar as situações prioritárias, identificando as causas do(s) problema(s) e fornecendo informações sobre como eliminá-las ou controlá-las;
•Atender aos requisitos legais e normativos de Ergonomia;
•Eliminar, gradativamente, situações causadoras de distúrbios ou doenças relacionadas ao trabalho, acidentes e problemas de produtividade;
•Melhorar continuamente os processos e as condições de trabalho;
•Dar suporte ao Departamento Jurídico da empresa.
Metodologia
-
Análise Ergonômica
-
Acompanhamento ao "Comitê de Ergonomia - COERGO"
-
Laudos de Ergonomia Participativa
-
Perícia Ergonômica
-
Laudos de Ergonomia de Concepção
-
Blitz Ergonômica
-
Avaliação Biomecânica e Osteomuscular para ASO
-
Treinamentos de NR17
-
Treinamentos de Saúde Corporativa