


MÉTODO
Análise Ergonômica baseada em conceitos internacionais (França e Itália), através de metodologias de gerenciamento dos riscos ergonômicos baseadas em ferramentas de gestão (OHSAS 18001, BS 8800, FMEA e Sistema de Gestão Integrada), aplicabilidade está voltada para atender ao eSocial (Manual de Orientação 2.2) com seus respectivos riscos ergonômicos e códigos. As Análises Ergonômicas são realizadas mediante a classificação do grau de risco ergonômico das tarefas e funções levantados no mapeamento de riscos.
Muito mais abrangente do que se possa imaginar, os cuidados com a montagem ou reformulação do posto de trabalho devem levar em consideração a questão do ambiente como um todo e, muito particularmente, adaptação da máquina ao homem, sendo a Ergonomia, ponto fundamental na avaliação das constantes mudanças internas de cada empresa. O objetivo é implementar uma análise técnica ergonômica e seus programas para atender as necessidades da NR-17 da portaria 3751 de 23/11/90, visando também as características psicofisiológicas dos trabalhadores, complementado o PPRA e o PCMSO, embasando-se na tríade perfeita, "Segurança, Saúde e Ergonomia", com descrições técnicas de trabalho e cronograma de ações compatíveis para a redução ou eliminação do risco.
Na legislação nacional, assuntos referentes à aplicação da Ergonomia aparecem explicitamente em 8 NR’s (Normas Regulamentadoras) da portaria 3214; Na CLT em 5 itens; em 27 outros itens (portarias, decretos, ordens de serviço, dentre outros).
Obrigatoriedade estabelecida através das Normas Regulamentadoras do Trabalho, mais especificamente na norma nº 17 (NR.17), e suas variadas aplicações. Na qual deve ser tomada como base na lei de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de acordo com a Lei nº 6.496/77, exigindo assim um laudo do expert, ou especialista nas áreas de envolvimento relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho, afim de ter validade judicial em todos os aspéctos, seguindo assim os parâmetros da Ergonomia.
Nossas análises e avaliações, que focalizam principalmente o ambiente e o corpo humano, são realizadas com base em conceitos e ferramentas internacionalmente reconhecidas e apresentam como resultado a quantificação do risco, as inadequações encontradas e as recomendações de melhoria e com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Nosso trabalho busca identificar riscos ergonômicos através da Análise ergonômica / Laudo Técnico Ergonômico, e propõe a implantação e gerenciamento de programas que visam à qualidade de vida e a prevenção de doenças ocupacionais, redução de queixas por desconfortos, acidentes de trabalho, absenteísmo, redução de afastamento e insatisfação no trabalho, além de prestar consultoria e assistência técnica Judicial na formulação de Laudos Periciais para Acidentes do Trabalho, Adoecimento Ocupacional e Nexo Causal.
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - LAUDO ERGONÔMICO
De posse das nossas AET a empresa estará contando com um serviço de qualidade com referências técnicas no mercado.
É o estudo das condições ergonômicas da empresa baseado nos critérios exigidos pela legislação brasileira, na Norma Regulamentadora NR 17 de saúde e segurança do trabalho. As avaliações são realizadas de acordo com a demanda de cada empresa, com enfoque nos postos de trabalho, atividades realizadas, funções e setores.
Na análise ergonômica do trabalho busca-se o atendimento à legislação, certificações, saúde, segurança, produtividade e eficiência. Identificamos as principais exigências e riscos ergonômicos a fim de propor uma metodologia aplicável, com orientações a empresa, propondo de forma clara, transparente e objetiva melhorias a serem desenvolvidas, facilitando as tomadas de decisão pela empresa.
Importante por trazer subsídios para Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho, NR5-CIPA, NR7-PCMSO, NR9-PPRA.
Nossas avaliações ergonômicas são realizadas com base em conceitos e ferramentas internacionalmente reconhecidas e apresentam como resultado a quantificação do risco, as inadequações encontradas e as recomendações de melhoria; todas são supervisionadas e validadas por pelo menos um dos responsáveis técnicos.
Metodologia
Realizadas entrevistas no local de trabalho e análise das atividades por vídeos e fotos e quantitativas por meio de ferramentas ergonômicas comprovadas, identificando o risco ergonômico do posto de trabalho, como postura inadequada, características das ferramentas e mobiliário, organização do trabalho, aspecto sobre movimentação de materiais, repetitividade, emprego de força, vibração, iluminância, ruído e calor.
-
Iluminância
Visando a importância de uma iluminação adequada nos ambientes de trabalho, realizamos Avaliação de Iluminância conforme NHO 11 da Fundacentro.
Dispomos de equipe treinada, equipamento de medição adequado e conforme NHO11, com sensor (fotocélula) para diversos tipos de lâmpadas (LED, fluorescente, vapor de sódio e outros) com medição ponto a ponto nas diferentes tarefas e a comparação com os valores mínimos exigidos correspondentes ao valor da iluminância mínima E (lux).
-
Calor
• NHO-06, ACGIH, NR 15.
RECURSOS DISPONÍVEIS:
• Medidores de estresse térmico, termohigrômetros, termo anemômetros, termômetros de buldo seco/úmido.
• Equipe técnica especializada em higiene ocupacional.
-
Ruído
METODOLOGIA:
• NHO-01, ACGIH, NR-15.
RECURSOS DISPONÍVEIS:
• Dosímetros de Ruído, Decibelímetros e Analisadores de Ruído por Banda de Freqüência;
• Equipe técnica especializada em Higiene Ocupacional.
-
Vibração
METODOLOGIA:
• ISO 2631, ISO 5349 e ACGIH.
• NHO-09 e 10
RECURSOS DISPONÍVEIS:
• Analisador de vibrações, com certificado de calibração;
• Equipe técnica especializada em Higiene Ocupacional.